Blog icon

Alternativa: IFPI-Floriano instala sistema de energia solar

Image


Está sendo concluída, no Campus Floriano, a instalação do primeiro sistema de mini geração de energia solar do Piauí aprovado pela Eletrobrás. O sistema, que utiliza placas solares para a demanda de geração de energia elétrica, foi adquirido pelo campus com o apoio da Reitoria do Instituto Federal do Piauí e tem previsão de funcionamento para junho.

As 660 placas instaladas no telhado transformam a energia do sol em elétrica e são conectadas à rede de distribuição da Eletrobrás Piauí.Estima-se que com a instalação dos geradores o Campus Floriano produzirá mais de 252.000 KWh por ano, o que representa mais de R$ 100.000,00 da despesa anual com energia elétrica, com base nas tarifas atuais.

Estima-se que com a instalação dos geradores o Campus Floriano produzirá mais de 252.000 KWh por ano, o que representa mais de R$ 100.000,00 da despesa anual com energia elétrica, com base nas tarifas atuais

Além do impacto financeiro, o mais importante nesse processo será o impacto ambiental, pois com a instalação dos geradores mais de 22 toneladas de CO2 deixarão de ser lançados na atmosfera por ano."O sistema será ainda uma oportunidade de Ensino, Pesquisa e Extensão para servidores e discentes", explica o diretor do campus, Odimógenes Soares.
Na última terça-feira, 24, o Secretario de Estado de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis, Luís Coelho da Luz Filho, foi recebido para visitar o Campus Floriano e o projeto do sistema defensivo de geração fotovoltaico.
por Diretoria de Comunicação Social