Blog icon

Sistemas de dessalinização são entregues em Campo Alegre do Fidalgo

O Governo do Estado do Piauí e o Governo Federal, através do Ministério do Meio Ambiente, realizam no dia 13, às 10 horas, em Campo Alegre do Fidalgo, a inauguração de sete sistemas de dessalinização por meio do Programa Água Doce.

O programa é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil, que visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano. No Piauí, a ação é executada pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) em parceria com as prefeituras e secretarias municipais.

As comunidades de Campo Alegre do Fidalgo eram abastecidas com água através de carros-pipa a cada 15 dias. Segundo o morador Genésio Pascoal, o Água Doce veio para mudar a rotina da comunidade. As famílias terão acesso à água por meio de fichas. Elas recebem por semana quatro fichas, dando direito a 120 litros.

A gestão dos sistemas fica por conta dos moradores, que recebem cursos de capacitação em gestão, associativismo e cooperativismo. Cada comunidade tem obrigações, deveres e direitos que são estabelecidos através de um documento chamado Acordo de Gestão.

O estado do Piauí foi beneficiado com a construção de 67 sistemas de dessalinização. O município de Betânia do Piauí já conta com três em funcionamento, Vila Nova do Piauí, Lagoa do Barro do Piauí, São Francisco de Assis do Piauí e Queimada Nova estão com obras em execução.

A solenidade acontece no dia 13 de dezembro, às 10h, na comunidade Barro Vermelho, em Campo Alegre do Fidalgo. Na ocasião haverá a visita dos sistemas de dessalinização, e em seguida acontece o ato de entrega com a participação de membros da comunidades envolvidas com o projeto. Os sistemas entregues irão beneficiar com água potável mais de 300 famílias.